Trocas e Devoluções

Informações Gerais

Compras feitas pela pelo site ou Whatsapp poderão ser devolvidas no prazo de até 7 dias corridos a partir da data de recebimento do produto. Para compras realizadas nas lojas físicas, a solicitação de troca ou devolução pode ser realizada juntamente à loja de origem da compra. Caso o pedido tenha sido retirado em loja, para caso de trocas ou devoluções os produtos deverá ser entregue em local a combinar previamente com responsabilidade do próprio cliente.

Caso o processo de devolução do pedido já tenha sido solicitado via Central de Atendimento, as Lojas Físicas não poderão dar continuidade ao processo de devolução.

Os produtos devem ser devolvidos em embalagem original (mesmo que estejam abertas), com todos os acessórios, complementos e acompanhados do documento fiscal da compra (DANFE). 

O Shopping Risk se reserva no direito de avaliar o estado dos produtos e, se constatado mau uso por parte do cliente, o pedido de troca ou devolução não será acatado. Neste caso, os produtos serão devolvidos ao cliente, no estado.

Protocolo de Autorização de Troca

Os produtos só poderão ser trocados mediante a um protocolo de autorização de troca. Este protocolo servirá para acompanhar o procedimento de retorno das peças para a loja. Para obtê-lo, envie um e-mail para sac@shoppingrisk.com.br explicando os motivos da troca.

Possíveis Situações de Troca:

1. Produto Avariado

Produtos com embalagem violada no transporte não deverão ser aceitos pelo cliente. Por isso, fique atento no momento da entrega, e certifique-se de que o produto encontra-se lacrado. Não receba o produto do transportador caso o mesmo encontra-se aberto. Entre em contato em até 48 horas através do e-mail sac@shoppingrisk.com.br o Shopping Risk irá avaliar com a transportadora para ver se realmente houve avaria e entrará em contato com o cliente para entregar um novo produto. Caso o produto tenha esgotado no estoque, o cliente poderá:

  • Solicitar restituição total do valor pago. (incluindo o frete)
  • Solicitar créditos para usar na loja, no valor total da compra avariada. (incluindo o frete). 

O Shopping Risk se reserva o direito de não restituir valores pelos produtos avariados recebidos pelo cliente.

2. Produto em desacordo com o Pedido

Caso o cliente receba um produto diferente do comprado, deverá comunicar o Shopping Risk  em até 7 dias úteis no sac@shoppingrisk.com.br.Constatado qualquer desacordo, como ausência de divergência entre o produto adquirido e o produto entregue ou indícios de mau uso, o Shopping Risk  não aceitará a devolução da mercadoria. Depois de analisadas as condições do produto devolvido e constatadas divergência entre produto comprado e produto entregue, o Shopping Risk enviará o produto correto ao cliente. Caso o produto tenha esgotado no estoque, o cliente poderá:

  • Solicitar restituição total do valor pago. (incluindo o frete)
  • Solicitar créditos para usar na loja, no valor total da compra. (incluindo o frete).

Todos os custos de transporte de devolução do produto em desacordo com o pedido são de responsabilidade do cliente, exceto no caso em que a loja lhe reenvia um produto que comprovadamente apresentou desacordo e que foi trocado. No entanto, a modalidade de envio para a nova entrega será a informada mediante a uma análise de custo e prazo de entrega justos.

Assim, produtos que não apresentarem desacordo não terão seu frete de retorno pago pelo Shopping Risk.  No caso de urgência do cliente, este poderá solicitar a modalidade de frete expresso, arcando, porém, com os custos adicionais para este tipo de entrega. Por isso é importante que o cliente tenha a certeza de que o produto devolvido é realmente diferente do comprado.

3. Desistência Da Compra

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8.078, de 11/set/1990), o cliente poderá devolver a mercadoria no prazo de até 7 dias corridos do recebimento, respeitando as condições de devolução descritas acima. A restituição do valor será providenciada em até 30 dias após recebimento e análise das condições dos produtos.

4. Produtos Com Defeito

Em caso de defeitos de fabricação, o produto poderá ser devolvido em até 30 dias, contados do recebimento do produto. O Shopping Risk  terá o prazo de 30 dias para solucionar o problema apresentado no produto ou repor o mesmo. Se ao final deste prazo a loja não tiver como consertar ou repor o produto, o cliente poderá:

  • Solicitar restituição total do valor pago. (incluindo o frete)
  • Solicitar créditos para usar na loja, no valor total da compra. (incluindo o frete).

Todos os custos de transporte de devolução do produto com defeito são de responsabilidade do cliente, exceto no caso em que a loja lhe reenvia um produto que comprovadamente apresentou defeito de fabricação e que foi consertado ou trocado. 

No entanto, a modalidade de envio será escolhida a forma de envio mais barata, com prazo de entrega a definir. Assim, produtos que não apresentarem defeito não terão seu frete de retorno pago pelo Shopping Risk. No caso de urgência do cliente tenha, este poderá solicitar a modalidade de frete expresso, arcando, porém, com os custos adicionais para este tipo de entrega. Por isso é importante que o cliente tenha a certeza de que o produto devolvido apresente defeito.